Temas – Seções temáticas

 

ST1 – Jorge Amado no panorama internacional

A recepção da obra de Jorge Amado em nível internacional será aqui tratada do ponto de vista do seu ativismo político como denunciador das injustiças sociais. Na França, onde seus livros começaram a ser traduzido a partir do final dos anos 1930, o exílio o pôs em contato com intelectuais estrangeiros de esquerda, que foram determinantes para a circulação do seu trabalho na Europa. Na Alemanha Oriental surgiram as primeiras traduções para a língua alemã, em 1950, sagrando-o como um dos autores estrangeiros mais lidos, com traduções em 52 línguas e quase todos os livros traduzidos. Ao receber o Prêmio Stalin em 1951, Amado sedimentou sua carreira no Leste Europeu, passando a ser percebido e celebrado em todo o mundo como um dos principais autores internacionais a denunciar as mazelas do capitalismo.

 

ST2 – Jorge Amado e/na mídia

Discute-se a relevância da mídia na difusão da obra de Jorge Amado. Com interesse particular para os estratos intermidiáticos que enlaçam a produção do autor. Acolhendo trabalhos de pesquisa nas várias mídias e linguagens analógicas e/ou digitais: Revistas, HQ, Bricolagem visuais, Cartazes, Imagens e pictografias de capas das obras e outros, Cinema e outros audiovisuais, E-books, Radiofônicos e Sonoridades diversas (músicas, gravações etc), Performances, Espetáculos Cênicos dentre quaisquer dispositivos que se “apropriem” da traduzibilidade dos textos de Jorge Amado para outros sistemas de signos.

 

ST3 – Jorge Amado e o projeto político, literário, sociocultural

Política, Cultura e Sociedade em debate: Amado e a contundente crítica ao Estado e ao poder político. O Brasil real das armadilhas políticas dos coronéis; dos preconceitos sociais e da má distribuição de riquezas. As representações identitárias vinculadas à dinâmica do processo histórico-cultural, através do qual vão emergindo socialmente as vozes de classe, gênero e etnia, marginalizadas e espoliadas, submetidas ao pensamento e às práticas dominantes.

 

ST4 – Jorge Amado e o sincretismo religioso

A abordagem das mais diversificadas manifestações de religiosidade presentes na obra do escritor baiano. Lembramos que o Brasil deve o direito de liberdade religiosa a Amado que foi o autor da lei (da liberdade religiosa) aprovada em 1945, quando foi eleito o deputado federal mais votado no país. As discussões pertinentes a essa vertente temática visam discutir a presença do sincretismo religioso que forma a identidade não só da Bahia, bem como do Brasil de um modo geral.

 

ST5 – O mundo feminino amadiano

A imagem da mulher na obra de Jorge Amado foi amplamente discutida pelos críticos amadianos, mas essa discussão parece ser unilateral, visto que elas são vistas apenas como um corpo sexual. Vários romances de Amado com títulos femininos, destacando a figura feminina, indicam que por traz da escolha do título  existia  outro motivo. Esta sessão abre espaço para ver o mundo feminino de Jorge Amado com uma nova visão, com uma nova leitura.