Apresentação

 

Prezado/as

A Associação Brasileira de Estudos Comparativos – ABRAEC e o Grupo de Pesquisa “ESTUDOS COMPARATIVOS INTERCULTURAIS” do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade – PPGLI da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB, convidam alunos universitários, pesquisadores e profissionais para celebrar o centenário de Jorge Amado, um dos mais lidos escritores brasileiros. JORGE INTERNACIONALMENTE AMADO, terá, em sua essência, trabalhos de pesquisa, apresentação de palestras, mesas-redondas, dentre outras discussões que terão Jorge Amado em seu eixo temático principal.

 

Com a exibição de Gabriela, série do T. V. Globo baseada no romance de Jorge Amado, o povo brasileiro entrou em contato mais uma vez com parte da produção literária do escritor baiano. Com este evento, compartilhamos a posição dos pesquisadores que apresentarão suas leituras novas, motivando e provocando-nos a pensar de modo diferente sobre este escritor. Cremos poder alcançar nosso objetivo, se empreendermos pesquisas que levem em conta as diferentes formas de conhecer Jorge Amado após 100 anos.

 

Todo o processo de inscrição, envio de resumos, avaliação, emissão de cartas de aceite, gerenciamento de boletos/pagamentos e envio de trabalhos na íntegra se dará, exclusivamente, através do site:

 

http://abraec.org/site/jorgeamado/

Inscrições devem ser feitas até o dia 30 de outubro de 2012. Clique aqui para realizar sua inscrição.

Datas do evento: 06 a 08 novembro, 2012.

Línguas: Português, Espanhol, Inglês e Francês.

 

A publicação dos resumos ocorrerá por ocasião do evento, nos Anais do evento, em formato eletrônico e com ISBN. Os trabalhos completos selecionados serão publicados no formato do livro.

 

Apresentação

 

Em 10 de agosto de 1912, o Brasil acolheu no fértil solo baiano o “menino Grapiúna”, mais tarde conhecido e reconhecido mundialmente como o grande contador de histórias: Jorge Amado. No ano de 2012, o Brasil celebra o centenário do nosso grande e internacionalmente Amado “Jorge”. As comemorações acontecem das mais variadas formas, passando pelo ecletismo dos suportes, pela multiplicidade de expressões, assim como ele preconizava em seus textos, a poética da diversidade. Congressos, simpósios, colóquios, inúmeros concursos, publicações, artigos, palestras, produção de TV, novela, gincanas, peças teatrais, desfiles carnavalescos, entre tantas homenagens. Uma profusão de possibilidades reside no texto deste escritor, cujo aspecto fundante é mostrar a capacidade performática do constructo literário associada à ampla aceitação junto aos leitores. Todo esse potencial de literariedade nos leva a questionar o que atrai um grande número de pesquisadores das mais diversas áreas a se debruçar sobre a obra de Jorge Amado, já de fundo tão conhecida e compartilhada por um grande público que gosta de amar ou odiar, criticar ou apreciar seus romances, o que torna o escritor baiano alvo constante de traduções diversas. O próprio Amado referindo-se ao seu acervo literário, assim se pronunciou: “Publico esses rascunhos pensando que, talvez, quem sabe, poderão dar ideia do como e do porquê”, não é difícil perceber que este menino de Itabuna, de Ilhéus, da Bahia diz algo a mais em suas obras, algo que as aproxima do povo. Sendo simples, é gentil, sendo modesto, nunca deixou de ser firme e comprometido e, apesar de assumir em alguns momentos de sua empolgante biografia, a identidade de um o “Jorge Vermelho” é um brasileiro, um baiano; é, sobretudo, um escritor nosso que provoca tradutores de mais de 50 países e os mais variados meios artísticos a realizar leituras e traduções de suas obras, conduzindo as inúmeras manifestações culturais brasileiras por trânsitos diversos. Por ocasião do centenário de nascimento de Amado, a Associação Brasileira de Estudos Comparativos – ABRAEC, a Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande pretendem reunir os pesquisadores e interessados no legado literário do autor para juntos pensarem, refletirem e sinalizarem novos caminhos para a fortuna crítica do homem, do autor, do escritor de sonhos e sinalizador de possíveis utopias. Salve Jorge! Internacionalmente, Amado.

 

Para mais informações entre em contato através do email 1912amado@gmail.com.